Jornalismo participativo no telejornal: o telespectador como produtor de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v11n02.p%25pKeywords:
Telejornalismo, Jornalismo Participativo, Modos de endereçamentoAbstract
O ponto de partida do artigo é avaliar se de fato a participação do telespectador no processo noticioso, por meio do jornalismo participativo, inova o telejornalismo no que diz respeito ao formato, às técnicas empregadas na produção e à forma como se dá o repasse de informações ao público. Como objeto empírico analisado o quadro "Parceiro do RJ", do RJTV 1ª edição (Rede Globo Rio de Janeiro), no qual duplas de jovens de comunidades do Grande Rio participam do processo noticioso. Os critérios de análise foram alicerçados na perspectiva dos modos de endereçamento, método desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo da Universidade Federal da Bahia, levando-se em conta a questão dos gêneros discursivos televisuais e o modo como eles constroem sua relação com os telespectadores.Downloads
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