Comunicação de moda: um breve olhar sobre o desfile como ferramenta na contemporaneidade

Authors

  • Cynthia Hansen Universidade do Sul de Santa Catarina.
  • Edilaine Carmen Azevedo Centro Universitário de Brusque.
  • Graziela Morelli Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Hans Peder Behling Universidade do Sul de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v11n02.p%25p

Keywords:

comunicação, desfile de moda, marketing

Abstract

O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a utilidade dos desfiles como ferramenta de comunicação para marcas e criadores de moda na contemporaneidade. A partir da investigação exploratória bibliográfica sobre o conceito, função e evolução histórica dos desfiles, bem como sobre argumentos de autores que refutam e que corroboram a utilidade desses eventos em vista da forma como são realizados hoje, foi possível verificar que os desfiles servem como ferramenta de comunicação mercadológica geradora de publicidade, uma vez que são colocados em circulação na mídia na tentativa de impressionar e buscar reconhecimento das marcas perante o público, tanto especializado quanto leigo.

Author Biographies

Cynthia Hansen, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Mestranda e bolsista Capes / Prosup do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Palhoça, SC; professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES/SOCIESC e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque - Unifebe, Brusque, SC.

Edilaine Carmen Azevedo, Centro Universitário de Brusque.

Bacharel em Design de Moda pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe, Brusque, SC.

Graziela Morelli, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Palhoça, SC; professora dos cursos de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Balneário Camboriú, SC e do Centro Universitário de Brusque - Unifebe, Brusque, SC.

Hans Peder Behling, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Palhoça, SC; professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Itajaí, SC.

Published

2013-05-08