A televisão como “espelho” do mundo real: crianças discutem questões do cotidiano através dos enredos ficcionais

Authors

  • Patricia Bieging Universidade de São Paulo - ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n01.p%25p

Keywords:

crianças, televisão, identidades culturais

Abstract

Este trabalho busca compartilhar os resultados da pesquisa de mestrado que teve como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. A pesquisa está fundamentada principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas.

Author Biography

Patricia Bieging, Universidade de São Paulo - ECA/USP

É doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre em Educação, na linha Educação e Comunicação (UFSC), especialista em Propaganda e Marketing e graduada em Comunicação Social, habilitação em Propaganda e Marketing. É parecerista do Programa FUMDES - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. É avaliadora Ad Hoc da Revista Intexto da Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faz parte do Comitê Editorial Científico da Editora Pimenta Cultural. É também pesquisadora assistente no Núcleo de Pesquisa Infância, Comunicação e Arte, do CNPq. Leciona em disciplinas de cursos do programa de pós-graduação em Comunicação da FMU.

Published

2013-08-07