Caracterizando o “estilo mangá” no contexto brasileiro: hibridização cultural na Turma da Mônica Jovem

Authors

  • Adriana Amaral Unisinos
  • Giovana Santana Carlos UTP

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n01.p%25p

Keywords:

mangá, hibridismo cultural, Turma da Mônica Jovem.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo tratar da produção de mangá no Brasil enquanto uma mídia voltada para um público jovem e culturalmente híbrida entre a linguagem oriental e a linguagem ocidental. Para tanto, observamos algumas das características mais marcantes da arte sequencial japonesa e tomamos como corpus de análise as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem. Observamos que apesar de manter algumas características da linguagem do mangá japonês, há uma reconfiguração e apropriação de conteúdos e mesmo de estereótipos e temas relacionadas ao contexto brasileiro, dotando a revista de um “estilo mangá” próprio, mas que não mantém as convenções do gênero oriental como um todo.

Author Biographies

Adriana Amaral, Unisinos

Mestre e Doutora em Comunicação Social pela Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Giovana Santana Carlos, UTP

Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do paraná (UTP) e jornalista pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Published

2013-08-07