Da TV aberta para a segunda tela: pronunciamentos de Dilma no segundo mandato

Authors

  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Alexandre Augusto da Costa Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Aline Andrade Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Keywords:

Government Marketing, Dilma Rousseff, Pronouncements, National Chain of Radio and TV (CNRT), Seconds creen,

Abstract

O artigo discute as estratégias de marketing governamental a partir da análise dos pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff (PT) em seu segundo mandato, iniciado em 2015. Com um começo turbulento de governo, marcado pela crise política e econômica, a presidente tem sido alvo de protestos e a oposição se articula para tentar o seu impeachment. No primeiro mandato, Dilma contou nos dois anos e meio iniciais de governo com alta popularidade e utilizou os pronunciamentos em Cadeia Nacional de Rádio e TV como uma forma de promover a sua imagem. Mas, no segundo mandato, com a popularidade muito baixa, Dilma tem esbarrado em problemas de marketing e de comunicação. O primeiro pronunciamento em 08 de março de 2015, Dia Internacional da Mulher, foi recebido com uma onda de panelaço nas grandes cidades do país. Para evitar novos desgastes, o pronunciamento do Dia do Trabalhador em cadeia de rádio e TV foi cancelado, e o governo postou três vídeos ao longo do dia na internet.

Author Biographies

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário do Rio de Janeiro (IUPERJ), é docente e pesquisador do Curso de Comunicacao Social - Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduacao em Comunicacao Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Alexandre Augusto da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Comunicacao Social e Mestrando em Comunicacao Social pelo Programa de Pós-Graduacao em Comunicacao Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Aline Andrade Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Comunicacao e Imagem e Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente é bolsista de Pós-Doutorado (CAPES) do Programa de Pós-Graduacao da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Published

2016-02-12

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA