A figura dos “brasileiros” no jornalismo de revista nacional: o “vexame” na Copa do Mundo 2014 e a inversão nos discursos da revista Época

Authors

  • Gabriel de Lima Alves Cortez Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP http://orcid.org/0000-0002-9005-3944
  • José Carlos Marques Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n01.p%25p

Keywords:

Identidade nacional brasileira, Jornalismo de revista, Mídia, Cultura e Copa do Mundo de Futebol, Análise do Discurso

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de mostrar como o Brasil e os “brasileiros” aparecem nos discursos do jornalismo de revista nacional – especificamente, nos textos da revista Época, em reportagens sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014 veiculadas durante a realização do megaevento no país. Partiremos de uma concepção intercultural de sociedade (segundo a qual as relações sociais se desenvolvem como processos de negociação de conflitos culturais entre os grupos sociais) e nos apoiaremos em conceitos da Análise do Discurso (AD) Francesa – como a ideia de “Implícitos”, elaborada por Oswald Ducrot. Deste modo, pretende-se verificar como os discursos de Época apresentam a ideia de “brasileiros” nas reportagens sobre a Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil e como, neste discurso, compareceu uma noção (dualista e controvérsa) de “ser” nacional – bem como uma ideia positivista de (suposta) inferioridade cultural brasileira em relação a países e “culturas” tidos como de “Primeiro Mundo”. 

Author Biographies

Gabriel de Lima Alves Cortez, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru). Graduou-se em Comunicação Social: Jornalismo, também pela Unesp/Bauru. Integra o Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), da Unesp/Bauru, e é membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM).

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) e Líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol).

Published

2016-09-08

Issue

Section

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA