Avenida Brasil: uma leitura da telenovela sob a luz do melodrama

Authors

  • Luís Enrique Cazani Júnior Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n01.p%25p

Keywords:

Melodrama, Telenovela,

Abstract

Esta comunicação adentra ao palco do melodrama francês para vislumbrar as propriedades remanescentes desse gênero dramático na primeira fase da telenovela Avenida Brasil (2012). No quadro teórico de referência são apresentados: a constituição da matriz por Oroz (1992), as correntes clássica, romântica e diversificada em Thomasseau (2005), a expansão do gênero como estética em Brooks (2005), a natureza das personagens e expedientes que integram o caudaloso substrato dessa representação artística: à parte, monólogo, diálogo, confidência, quadro vivo, balé, canção, peripécia, reconhecimento, catástrofe e golpe de teatro. O protocolo metodológico foi estabelecido na análise comparativa dos sete primeiros capítulos da telenovela com o melodrama clássico Coelina ou a Filha do Mistério (1800).

Author Biography

Luís Enrique Cazani Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

Mestre e graduado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC/Unesp). Foi bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o projeto intitulado "Da veiculação em fluxo contínuo para a disponibilização: o gancho na produção de sentido da telenovela Avenida Brasil" (2014/2016).

Published

2017-03-08