As mídias na contemporaneidade: teorias e paradigmas

Autores/as

  • Darlan Roberto Santos Faculdade Santa Rita (FaSaR) e Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25p

Palabras clave:

– Teorias da Comunicação, Estudos midiáticos, Pensamento comunicacional contemporâneo

Resumen

O artigo apresenta, de forma sucinta, um panorama acerca de algumas das principais teorias da comunicação, desenvolvidas a partir das primeiras décadas do século XX. Além disso, pretende-se realizar uma análise de situações midiáticas que se processam na contemporaneidade, à luz de paradigmas que, historicamente, compõem os estudos sobre a comunicação de massa. O enfoque concentra-se, sobretudo, na supremacia das novas tecnologias em nossa era e na problematização de espaços mais democráticos nas mídias, capazes de abarcar diferentes visões de mundo.

Biografía del autor/a

Darlan Roberto Santos, Faculdade Santa Rita (FaSaR) e Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete

Pós-doutor em Literaturas Brasileiras pela PUC-MG, Doutor em Literatura Comparada (Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural) pela UFMG. Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e mestre em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Docente nas áreas de Comunicação e Letras

Publicado

2017-08-18

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA