Enquadramentos da crise do Enem 2009 nas capas do jornal O Estado de S. Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25p

Palabras clave:

Cobertura jornalística, Crise, Framing

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa sobre cobertura jornalística de crises em políticas públicas. Com base na abordagem teórica do enquadramento (framing) e na técnica de análise de conteúdo, a pesquisa analisou a cobertura do jornal impresso O Estado de S. Paulo sobre a edição de 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, houve uma crise no Ministério da Educação provocada pela notícia do vazamento da prova. O artigo busca responder à seguinte questão: quais enquadramentos de mídia predominaram nas capas do jornal O Estado de S. Paulo no período inicial da crise do vazamento de provas do Enem 2009? Foi realizada uma análise de conteúdo em 11 chamadas publicadas em sete edições na primeira semana de outubro de 2009, período inicial e agudo da crise. Os resultados sugerem que a predominância dos enquadramentos de atribuição de responsabilidade e interesse humano.

Biografía del autor/a

Lucas Lopes de Santana, Universidade de Brasília (UnB)

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Silvana Ribeiro, Centro Universitário de Brasília (UniCeub)

Professora do curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações do Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

David Renault, UnB

Doutor em História (UnB), mestre em Comunicação (UnB) e graduado em Jornalismo (UnB). Professor do Programa de PósGraduação em Comunicação da UnB.

Publicado

2017-08-18

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA