Juazeiro iconográfico: da linguagem visual aos ícones da cidade

Autores/as

  • Elane Abreu de Oliveira Universidade Federal do Cariri
  • Joedson Oliveira Universidade Federal do Cariri
  • Luan Duarte Universidade Federal do Cariri
  • Romênia Oliveira Universidade Federal do Cariri
  • Thamyres Souza Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v17n02.p44-55

Resumen

Este trabalho discute a capacidade comunicativa do visual, entendendo-o como campo de conhecimento permeado por signos e mensagens socialmente praticados. Em Juazeiro do Norte – CE, a marca da Prefeitura é exemplo de uma prática visual comunicativa desencadeada por sua composição com elementos icônicos da cidade. Com o objetivo de analisar a linguagem visual e a representatividade dos lugares utilizados, foi feita uma pesquisa exploratória de marcas similares a de Juazeiro do Norte e uma análise dos elementos que compõem a marca da cidade. A reunião dos signos visuais apresentados ressalta que a representação da cidade está fincada principalmente em ícones da arquitetura e da religiosidade, o que comunica o valor destas visualidades para a imagem urbana.

Biografía del autor/a

Elane Abreu de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Professora do Curso de Jornalismo da UFCA. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Joedson Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Graduando de Jornalismo. Bolsista PIBIC - UFCA.

Luan Duarte, Universidade Federal do Cariri

Graduando de Jornalismo. Voluntário PIBIC - UFCA.

Romênia Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Graduanda de Jornalismo. Voluntária PIBIC - UFCA.

Thamyres Souza, Universidade Federal do Cariri

Graduanda de Jornalismo. Bolsista PIBIC - UFCA.

Publicado

2019-05-08

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA