#DeleteFacebook: Estudo de caso sobre a dinâmica do uso da hashtag no Twitter

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DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n01.p61-74

Resumo

O trabalho analisa a dinâmica da hashtag #DeleteFacebook no Twitter, que alcançou o ranking dos tópicos mais comentados em março de 2018. A etiqueta online surgiu em meio à polémica sobre proteção de dados, quando houve midiatização sobre vazamento de informações envolvendo a empresa de marketing político Cambridge Analytica. O objetivo do estudo é encontrar as principais causas para o desempenho da etiqueta online. A abordagem metodológica é quantitativa e privilegia o método hipotético-indutivo. Consideram-se as possibilidades de que ou influenciadores digitais, ou a mídia tradicional, ou o movimento social tenha sido responsável por condicionar a opinião pública. Os resultados mostram que poucas postagens foram suficientes para um alto alcance da hashtag. A mensagem de maior engajamento é do criador do Whatsapp, Brian Acton, que sensibilizou as audiências ao mesmo tempo que perfis oficias da imprensa norte-americana endossaram o afastamento dos usuários do Facebook. 

Biografia do Autor

Juliana Alcantara, Universidade de Coimbra

Mestra em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Coimbra, Portugal. Pós-graduada em Comunicação Empresarial e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2019-08-08