Visibilidade comprometida? A posição editorial dos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo a respeito do Escola Sem Partido

Autores/as

  • ALEXANDRO KICHILESKI
  • Carlos Augusto Locatelli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n02.p55-71

Palabras clave:

Deliberacionismo, Escola Sem Partido, Editorial

Resumen

O artigo enquadra e reflete as posições editoriais lançadas pelos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo a respeito do movimento Escola Sem Partido. Entendendo a esfera pública como espaço de discussão de cidadãos sobre o que é coletivo, a teoria deliberacionista reconhece o papel dos meios de comunicação de massa como fomentadores de visibilidade, crucial para o processo de discutibilidade e produção de consensos. O processo educativo é um tema de ordem pública com recorrentes discussões nas sociedades modernas. A partir de contribuições de análise crítica do discurso, recapitulação sobre ideologia e pressupostos de enquadramento o texto procura responder duas questões cardeais: Qual consenso é gerado pelos jornais? Esse consenso faz jus a complexidade do tema colaborando na construção do seu debate?

 

Biografía del autor/a

ALEXANDRO KICHILESKI

Formado em Turismo e Ciências Sociais pela Universidade do Contestado (UnC) e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Carlos Augusto Locatelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professor adjunto do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua desde 1993. Membro permanente do POSJOR/UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade do POSJOR/UFSC. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Comunicação Pública e Política - NUCOP/UFGRS. Coordenador do Núcleo de Projetos Editoriais (NPE/UFSC). Temas de interesse: jornalismo, espaço público, interesse público, comunicação pública, comunicação organizacional, conflitos sociais e barragens.

Publicado

2019-12-16

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA