Bookshop crawls relatos e percepções de leitores sobre as livrarias londrinas na comunidade booktube:

Autores/as

  • Renata Prado Alves Silva

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v19n01.p44-57

Palabras clave:

booktube, hiperlocal, bookshop crawl

Resumen

Este artigo se propõe a analisar um tipo específico de vídeo produzido pela comunidade booktube no YouTube: os bookshop crawls. Buscou-se compreender como as livrarias de Londres são exploradas através de vídeos de nativos, habitantes ou visitantes, e como a cidade é representada nestes conteúdos em função de suas lojas de livros. Considera-se que estes relatos de viagens ou percepções pessoais sobre os espaços visitados são registros que seguem a lógica da comunicação hiperlocal, podendo informar muito sobre as expectativas dos leitores, suas preferências e comunidades nas quais se inserem.

Biografía del autor/a

Renata Prado Alves Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e MBA em Marketing pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) e Doutora em Comunicação (2018) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Cultura.

Publicado

2020-07-14

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA