“Deixei de sentir medo ao começar a te buscar”: a memória e a poesia no documentário Elena

Autores/as

  • Luciano Marafon Universidade Tuiuti do Paraná
  • Denize Araujo

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v19n02.p78-90

Palabras clave:

Documentário, Autobiografia, Poesia, Memória.

Resumen

O presente artigo analisa o documentário Elena, propondo uma discussão acerca da poesia, da memória e das situações que revelam a busca da diretora, Petra Costa, pela irmã, apontando a estética, o texto narrativo e a montagem como construtores de uma imagem-poesia, onde o que é subjetivo fala muito sobre a história. Portanto, como ponto inicial, o texto discorre sobre delimitações e fronteiras do documentário para após partir em uma análise mais aprofundada sobre o corpus da pesquisa. Além disso, debate-se o tema de suicídio, identificando características textuais e imagéticas na estruturação de uma personagem que se confunde com a própria diretora, criando não somente um documentário de busca, mas também, um documentário autobiográfico. 

 

Biografía del autor/a

Luciano Marafon, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestrando em Comunicação e Linguagens UTP. Bolsista Capes-Prosup. Especialista em intermídias digitais - cinema ple UTP. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unochapecó.

Denize Araujo

Dra Denize Araujo - Chair of the Visual Culture WG-IAMCR - PhD Literatura, Cinema e Artes UCR -University of California, Riverside, USA - Pós-Doutorado Cinema e Artes UALg - Universidade do Algarve - Portugal
Docente PPGCom-UTP, Coordenadora Pós Intermídias, GP CIC-CNPq e GT Imagem Compós, Curadora ANIMATIBA e FICBIC Festival de cinema da Bienal de Arte de Curitiba, BR; Diretora do Clipagem - Centro de Cultura Contemporânea.

Publicado

2020-12-21

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA