O saber-fazer do atendimento publicitário: as competências do profissional em atuação em São Borja, RS

Autores/as

  • Bruna Ferracine Universidade Federal do Pampa
  • Paloma Ferreira Sousa Universidade Federal do Pampa
  • Renata Patrícia Corrêa Coutinho Professora Doutora da Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v19n02.p66-77

Palabras clave:

Atendimento publicitário, São Borja, Agência de propaganda

Resumen

 No intuito de descrever a forma de atuação e as competências do profissional de Atendimento publicitário no interior do Rio Grande do Sul, este artigo foi elaborado, a partir da reflexão teórica de vários autores, tais como: Gomes (2008), Corrêa (2006), Le Boterf (2003) e Dantas (2009). Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo exploratória com a realização de entrevista em profundidade com os profissionais atuantes na cidade de São Borja a respeito de sua formação profissional, suas competências e o local em que trabalham. Como resultados, traçamos a forma de atuação e o perfil de profissional do atendimento de São Borja, que em sua maioria é formado pela Unipampa e atua conjuntamente no setor de planejamento.

Biografía del autor/a

Bruna Ferracine, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa, Unipampa Campus São Borja, RS.

Paloma Ferreira Sousa, Universidade Federal do Pampa

Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa. Integrante do Grupo de Pesquisa t3xto, coordenado pelo professor Gabriel Sausen Feil; Integrante da Mazaah! agência experimental de propaganda coordenada pela professora Juliana Salbego. 

Renata Patrícia Corrêa Coutinho, Professora Doutora da Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, no campus São Borja, RS, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC/Unipampa), da Especialização lato sensu em Atividades Criativas e Culturais e do Curso de Publicidade e Propaganda. É membro do Grupo de Pesquisa Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais (GPAC - Unipampa/CNPq).  Mestre em Comunicação, possui Especialização em Marketing, Comunicação e Propaganda e Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

 

Publicado

2020-12-21

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA