As estratégias de comunicação da Netflix brasil e o engajamento do público nas redes sociais da Internet

Autores/as

  • Mariana Vernizi Gonçalves
  • Fabiana Pelinson Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v20n1.p66-80

Palabras clave:

Netflix Brasil, Comunicação digital, Engajamento.

Resumen

Este artigo objetiva apresentar as estratégias de comunicação digital da Netflix Brasil em três redes sociais da Internet – Facebook, Instagram e Twitter – e caracterizar o engajamento dos usuários com tais estratégias. Para isso, realiza-se uma pesquisa quantitativa-qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, ao analisar 169 postagens da Netflix Brasil. A discussão dos dados é orientada pela Análise de Conteúdo e pelo Fluxograma de Engajamento. Os resultados evidenciam o uso de seis estratégias comunicacionais, por ordem de frequência: informações sobre lançamentos, informações sobre a empresa, abordagem de humor, utilização de memes, busca por interação e ativismo social. Além disso, o engajamento dos seguidores se caracteriza entre os níveis de envolvimento e interação, com nuances de intimidade.

Biografía del autor/a

Mariana Vernizi Gonçalves

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Instituto Superior Litoral do Paraná.

Fabiana Pelinson, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2021-07-19