Carmen da Silva em Claudia: um suspiro feminista na imprensa feminina do século XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v20n1.p52-65

Palabras clave:

Carmen da Silva, maternidade, Revista Claudia.

Resumen

As revistas femininas tematizaram o cotidiano da mulher durante o século XX e conduziram suas leitoras em tendências de consumo e comportamento. Este artigo analisa as colunas publicadas pela escritora e feminista Carmen da Silva, entre 1960 e 1980, na Revista Claudia, observando especialmente a tematização da maternidade nestes textos. Para isso, optou-se pela Análise de Conteúdo de cinco colunas sobre maternidade publicadas na Revista Claudia e disponíveis na obra “O melhor de Carmen da Silva” (CIVITA, 1994). Conclui-se que os textos de Carmen da Silva, em dissonância com as matérias conservadoras da Revista Claudia, denunciavam o mito da maternidade e demais padrões de feminilidade impostos pela sociedade e, por isso, foram vanguarda do feminismo brasileiro na imprensa feminina do século XX.

Biografía del autor/a

Camila Pilla de Azevedo e Souza

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria, Historiadora pela Universidade Federal do Rio Grande e Funcionária Pública da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Caroline Casali, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciências da Comunicação. Professora Adjunta do Centro de Ciências Socio-organizacionais da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2021-07-19