Diálogo: conceito, princípios epistemológicos e implicações éticas

Autores/as

  • Rafael de Araujo Arosa Monteiro Universidade de São Paulo
  • Renata Ferraz de Toledo Universidade São Judas Tadeu
  • Pedro Roberto Jacobi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v20n2.p19-32

Palabras clave:

Diálogo, Dialogicidade, Antidialogicidade

Resumen

Neste ensaio teórico, desenvolvido por meio de uma revisão narrativa da literatura, buscamos elaborar uma compreensão teórica a respeito do diálogo, entendido como um modelo participativo de interação, a partir das dimensões epistemológica e ética do ser humano. Com isso, enunciamos as noções de antidialogicidade e dialogicidade, cada qual caracterizada por uma forma particular de pensar, conversar, agir e aprender, como caminhos orientadores possíveis de nossas relações interpessoais.

Biografía del autor/a

Rafael de Araujo Arosa Monteiro, Universidade de São Paulo

Doutorando e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (PROCAM - USP). Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade (Senac - São Paulo). Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo. Principais temas de atuação: realizo pesquisas sobre o diálogo desde 2016, buscando contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre os métodos de ensino e aprendizagem do diálogo, como estratégia para aumentar a compreensão e a conexão interpessoal, bem como o surgimento de ações colaborativas.

Renata Ferraz de Toledo, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Ciências Biológicas (Modalidade Licenciatura) pela UNESP, campus de Botucatu-SP (1997); Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública USP (1999); Mestre (2002) e Doutora (2006) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Possui Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP (2013). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo e de Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e na área da Saúde da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Instituto Anima SOCIESC de Inovação. Orientadora e Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP. Editora adjunta da Revista Ambiente & Sociedade. Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, do Centro Universitário São Camilo. Pesquisadora do Projeto Temático "Governança ambiental da Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática" (Processo Fapesp 2015/03804-9). Experiência nas áreas de Saúde Ambiental, Educação Ambiental, Promoção e Educação em Saúde e Metodologias Participativas, especialmente pesquisa-ação.

Pedro Roberto Jacobi, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University (1976), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986). Livre Docente em Educação -USP. Professor Titular Senior do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP . Presidente da Comissão de Pós Graduação e Coordenador do PROCAM/USP 1998-2000 e 2010-2012). Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Govenança Ambiental - GovAmb/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador Colaborador do IEA/USP junto ao Programa USP Cidades Globais. Membro do Conselho Estratégico do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Projeto Temático (FAPESP- 2017-2022) Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climaticas. Pesquisador do projeto Res Nexus - Agua, Energia e Alimentação (FAPESP/NWO 2016-2019). Coordenador da equipe brasileira do Projeto Bluegrass - FAPESP/ANR (2014-2018). Foi Coordenador de Projeto Alfa da Comunidade Européia sobre Governança da Água na América Latina e Europa (2005-2009). Membro do Board Internacional do Instituto SARAS (South American Institute for Resilience and Sustainability Studies/Uruguai. Membro da Rede Unitwin- Centro Regional Cambio Climático y Toma de de Decisiones .Membro do Board do Instituto SARAS- Membro da Rede Waterlat. Presidente do Conselho do ICLEI-América do Sul. Foi membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil (2016-2020). Editor da revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Membro do Conselho Editorial das revistas EURE (Santiago) (0250-7161), Environmental Sociology, International Journal of Urban Sustainable Development,Organizações e Sociedade, Pesquisa em Educação Ambiental. Foi presidente da ANPPAS (período 2000-2004). Foi membro do Conselho do Comite de Meio Ambiente e Sociedade da International Sociological Association-ISA (2010-2014). Membro da Diretoria Anppas 2019-2022 como Diretor de Publicações.

Publicado

2021-12-17

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA