As Marcas Das Marcas: Uma Revisão Conceitual Necessária....

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v22n1.p14-26

Palabras clave:

comunicação organizacional; marcas; revisão conceitual.

Resumen

Alicerçados na comunicação e na comunicação organizacional, nos propomos a refletir sobre as possíveis conceituações e compressões das marcas a partir de trilhas teórico-reflexivas (GIL, 2008; STUMPF, 2006). Ao longo do percurso, destacamos aproximações e afastamentos entre as perspectivas revisadas, por meio de representações visuais em linhas do tempo construídas entre 2002 e 2021 que evidenciam o que ‘marcou’ as marcas nas abordagens teóricas.

Biografía del autor/a

Glória Rückert Jungkenn, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS

Doutoranda e Mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (bolsista Capes/Prosuc), participante do Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Organizacional - GEACOR (desde 2017) e do Grupo Tecnologias do Imaginário (desde 2023). Graduada em Relações Públicas pela pela mesma instituição (2019/2) com Bolsa Mérito. Durante a graduação, obteve experiências com estágios e com Iniciação Científica. Também, recebeu as homenagens Mérito Acadêmico e Láurea Acadêmica. Atualmente, atua como empreendedora nos segmentos de comunicação digital, marketing digital e gestão de marcas pela Haura Comunicação.

Cleusa Maria Andrade Scroferneker, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), graduação em Geografia Licenciatura 1973 e Bacharelato 1976 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e temporário - Ass. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Org. e de Relações Públicas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, relações públicas, comunicação, ouvidorias virtuais e organizações. Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/PUCRS [2022-2023]. Membro da Comissão Científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/PUCRS [2023]. Coordenação da Comissão de Bolsas - PPGCOM/PUCRS [2023].

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Publicado

2023-09-22

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA