Street Papers: jornalismo ou forma de comunicação?

Autores/as

  • Suzana da Silva Rozendo UFSC (mestranda)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v10n1.p%25p

Resumen

Os street papers são revistas ou jornais que abrem espaço para as vozes das pessoas em situação de risco social e por elas são vendidos pelas cidades do mundo inteiro. No Brasil, um dos projetos vinculados à Rede Internacional de Publicações de Rua é a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação, através do jornal Boca de Rua, de Porto Alegre. Este veículo tem se mostrado como uma ferramenta de interação social haja vista que as pessoas em situação de rua ajudam na produção do conteúdo do jornal e encontram neste trabalho uma alternativa para sair da grave situação de exclusão dos direitos sociais. Mas afinal, estas propostas editorias podem ser classificadas como jornalismo ou é meramente uma forma de comunicação?

Biografía del autor/a

Suzana da Silva Rozendo, UFSC (mestranda)

Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Atualmente é mestranda na linha de Processos e Produtos Jornalísticos da Universidade Federal de Santa Catarina e tem por objeto de estudo o tipo de jornalismo produzido nos street papers.

Publicado

2011-09-05