Sob o Arquétipo do Puer:Juvenilização, Comunicação e Consumo na Cultura Contemporânea

Autores/as

  • Jorge Miklos Graduado em História e Ciências Sociais. Doutor em Comunicação e Semiótica e Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP. Pesquisador do Grupo de Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP), do MIRE - Mídia, Religião e Cultura (UMESP). Atualmente é Pesquisador e Professor Titular do PPG em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP). Pesquisa a Cibercultura, com os seguintes enfoques: Tecnoreligiosidade; Teorias do Imaginário; Mídia e Religião; Comunicação, Comunidades e Movimentos Sociais Contra-Hegemônicos.
  • Andreia Perroni Escudero Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n01.p%25p

Palabras clave:

Cultura Midiática, Consumo, Puer Aeternus.

Resumen

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as novas formas de consumo na cultura midiática contemporânea. Partimos da premissa que muitos adultos contemporâneos (principalmente os que vivem nas grandes megalópoles) possuem hábitos, crenças e valores juvenilizados. A mídia exerce um papel central na criação de padrões juvenis que servem como referências para adultos, incentivando uma demanda por produtos que assinalam essa tendência. Para compreender esse padrão cultural, optamos por uma análise que caminha na interseção entre as Ciências da Comunicação e a Psicologia Analítica enfocando a análise dos aspectos arquetípicos do puer aeternus (a eterna criança). Esses aspectos acabam refletidos nos conteúdos midiáticos e nos processos de identificação e projeção que atuam nos indivíduos hodiernos.

Biografía del autor/a

Andreia Perroni Escudero, Universidade Anhembi Morumbi

Possui graduação em Publicidade e Propaganda com ênfase em marketing pela Faculdade Anhembi Morumbi (1995), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professora n iii r6 da Universidade Anhembi Morumbi. Experiência corporativa e docente na área de Comunicação e marketing. Em pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: imagem, meios de comunicação, morte, mito, james dean, imortalidade, adultescência, telereligião, cultura, puerismo, infantilização, áudio-visual,

Publicado

2015-08-14

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA