Magia é de menina, aventura é de menino: os binarismos de gênero na infância pela perspectiva da indústria cultural

Autores/as

  • Aline da Silva Borges Rezende Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).
  • Tássio José da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Wellington Teixeira Lisboa Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palabras clave:

Infância, gênero, mídia

Resumen

As lógicas mercantis da indústria cultural conferiram às infâncias uma nova função social por meio das práticas de consumo, que, por sua vez, contornam e legitimam as relações em sociedade e a construção das identidades culturais. Nesse contexto, as questões de gênero, visualizadas ainda por um viés essencialmente “biologicista”, tornaram-se sinônimos de regulação, ao ditar papéis sociais com base na diferenciação sexual, e de lucratividade, ao abrir um leque de possibilidades para o consumo a partir de estereótipos e códigos normativos que determinam o que é inerente ao universo infantil feminino e masculino. Desse modo, o presente artigo objetiva refletir sobre as dicotomias de gênero na infância pela perspectiva frankfurtiana da indústria cultural, tomando como objeto de reflexão as propagandas televisivas da boneca Frozen e do boneco Max Steel.

 

Biografía del autor/a

Aline da Silva Borges Rezende, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP).

Mestranda em Comunicação e Práticas de Consumo na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assistente de pesquisa do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO), no grupo de pesquisa Infância e Juventude. Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Católica de Santos.   

Tássio José da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador Pedagógico na rede municipal de São Paulo e Professor no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Campus Osasco. Integrante do grupo de pesquisa Pequena Infância, Cultura e Sociedade (Unifesp) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural GEPEDISC-Culturas Infantis (Unicamp).

Wellington Teixeira Lisboa, Universidade Católica de Santos

Doutor em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, com convalidação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisador na Universidade Católica de Santos.

Publicado

2016-02-12