Fandoms transculturais: apropriações nas práticas de shipping dos fãs brasileiros de K-POP no Facebook

Autores/as

  • Adriana Amaral Unisinos
  • Larissa Tassinari UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n01.p%25p

Palabras clave:

, Fandoms Transculturais, Shipping, K-POP, Facebook

Resumen

No presente artigo observamos um caso peculiar de fandom transcultural: os fãs brasileiros do pop coreano, chamado K-POP. Através da análise das práticas de Shipping (torcidas por casais preferidos dos fãs) de grupos musicais configuradas na observação empírica de quatro casos escolhidos através de fanpages do Facebook, discutimos diferenças e semelhanças nas apropriações culturais de fãs brasileiros em relação aos coreanos a partir de seus comportamentos. Dentre os resultados iniciais, há a constituição de diferentes níveis de intensidade das apropriações pelos fãs brasileiros e questões relacionadas a gêneros (masculinidades e feminilidades) e sexualidades que pautam a forma como os fãs produzem e comentam o conteúdo midiático sobre seus ídolos. 

Biografía del autor/a

Adriana Amaral, Unisinos

Professora do PPG em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Doutora em Mídia, Cultura e Comunicação pela University of Surrey (UK). Bolsista do CNPq.

Larissa Tassinari, UNISINOS

Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi bolsista de Iniciação Científica (UNIBIC) em 2015.

Publicado

2016-09-08