ACCIO FANDOM: Harry Potter – de livros para a história transmídia com o engajamento dos fãs.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n01.p%25p

Palabras clave:

Harry Potter, fandom, narrativa transmídia.

Resumen

Harry Potter é uma história transmídia (JENKINS, 2009a), que se estabeleceu concomitantemente por um esforço da marca e pela demanda dos fãs. O fandom de Harry Potter é notadamente ativo e, neste artigo, volta-se para como estes fãs se inseriram – e continuam a participar – do processo de transmidialização da história criada por J.K. Rowling. A franquia que começou com sete livros se expandiu para múltiplas plataformas, foi pensada neste trabalho a partir dos sete princípios delineados por Jenkins (2009a) para analisar as narrativas transmídia. Com base na pesquisa bibliográfica e na documental, a análise da Harry Potter como franquia transmídia possibilitou que demarcássemos a participação ativa do fandom de Harry Potter como essencial para o desenvolvimento da série de livros em uma narrativa presente em múltiplas plataformas. 

Publicado

2016-09-08