Transmídia Voraz: considerações sobre o fandom na contemporaneidade.

Autores/as

  • Ana Carolina Almeida Souza PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n02.p%25p

Palabras clave:

fandom, transmídia, Jogos Vorazes

Resumen

Possuidores dos mais diversos interesses e entusiastas, os fãs fazem parte da história da cultura das franquias de entretenimento. Além de serem foco de comunicações específicas, eles também ganharam espaço como coprodutores de conteúdos, o que se intensificou com as redes sociais digitais e a internet mobile, de modo que eles ultrapassam as denominações de consumidor, usuário, espectador, comprador e até admirador. Tendo esses pressupostos, este artigo discute o papel do fã dentro do sistema midiático contemporâneo de franquias que se utilizam da produção flexível e do afeto como promotores de uma experiência de pertencimento àquele discurso. Para tal, buscaremos como exemplo o evento ConTribute, que foi uma ação desenvolvida pela franquia ‘Jogos Vorazes’[1], direcionada ao seu fandom.

[1] Sempre que falamos do primeiro livro da franquia e do seu primeiro filme, serão utilizadas aspas duplas (“). Quando estivermos nos referindo à franquia, utilizaremos aspas simples (‘).

Biografía del autor/a

Ana Carolina Almeida Souza, PUC Minas

ornalista graduada pela Universidade da Amazônia, Belém - PA; Especialista em Jornalismo Cinematográfico pelo Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, Mestranda em Comunicação e Artes na PUC Minas. Ganhou o prêmio de melhor monografia do curso de Comunicação Social. Foi bolsista de Monitoria (Telejornalismo) na Unama. Sua pesquisa centra-se nos estudos de Consumo e Teorias dos Contos de Fada, relacionando-os com as Teorias do Contemporâneo, Teorias da Comunicação, Transmídia e Estética Cinematográfica. É coordenadora nacional da produtora cultural CLIC, organizadora do FAB - Festival de Audiovisual de Belém. Autora da série de livros "A Irmandade das Olivias";. Bolsista CAPES.

Publicado

2016-09-28

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA