Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016

Autores

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Regilson Furtado Borges Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n02.p%25p

Resumo

Este artigo analisa como as eleições de 2016 ganharam visibilidade na cobertura jornalística feita pelos jornais O Estado do Maranhão(MA) e A Tarde (BA), nas páginas do Facebook. Trata-se de um estudo comparado para compreender similaridades e diferenças no espaço destinado ao tema político-eleitoral em cada um dos jornais de diferentes localidades do Nordeste. A análise está amparada na importância da informação jornalística nos processos eleitorais, assim como no papel das redes sociais digitais no processo de circulação e recirculação de conteúdos informativos. A técnica de pesquisa empregada é a análise de conteúdo, a partir de uma abordagem quantitativa. O período de observação compreende toda a disputa eleitoral de 2016, na qual os dois veículos fizeram 1.871 postagens no Facebook.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de pesquisa na Universidad de Valladolid (UVa - Espanha). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (CPOP/UFPR) e coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA).

Regilson Furtado Borges, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Membro do grupo de pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS) e voluntário do PIBIC na pesquisa “Cobertura jornalística em período eleitoral e a circulação de informação em redes sociais: um estudo das fanpages dos principais jornais da região Nordeste”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento do Estado do Maranhão (FAPEMA).
.

Downloads

Publicado

2017-08-18