“Quem cuida de nós?”: jornal-laboratório como mídia local contra-hegemônica

Autores

  • Marco Túlio Pena Câmara Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Claudio Lessa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v17n01.p%25p

Palavras-chave:

Jornalismo local, Jornal-Laboratório, Mídia contra-hegemônica

Resumo

O rompimento da barragem da empresa Samarco (Vale/BHP) causou a destruição do subdistrito de Bento Rodrigues, pertencente à Mariana. Veículos midiáticos de todo o país pautavam o maior desastre socioambiental do Brasil. Na cidade, destaque para a cobertura dos produtos laboratoriais do curso de Jornalismo da UFOP, com angulações locais e abordagens que se diferenciaram da grande mídia. Este artigo busca analisar a cobertura feita pelo jornal-laboratório Lampião, como mídia local contra-hegemônica. Para tanto, buscamos o conceito de jornalismo local (CAMPONEZ, 2002) e a prática laboratorial (MIRANDA E MILATI, 2013). Percebemos que a abordagem local deu maior ênfase às pessoas atingidas e demonstrou preocupação maior com assuntos que afetavam diretamente na vida dos moradores.

Biografia do Autor

Marco Túlio Pena Câmara, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Estudante do programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, na área de Análise do Discurso, com foco em estudo de mídia e narrativas de vida.

Claudio Lessa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2018-05-09