Quando o Facebook pauta o jornalismo: os critérios de noticiabilidade para uma postagem circular como notícia em sites do Amapá

Autores

  • Abinoan Santiago dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Larissa Cantuária Lucena Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ivan Bomfim

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v18n01.p75-90

Palavras-chave:

circulação jornalística, critérios de noticiabilidade, redes sociais

Resumo

O avanço da tecnologia na vida das pessoas fez o cidadão praticar atos de jornalismo em seu cotidiano, como o registro de acidentes para publicar em suas redes sociais, por exemplo. Ao usar publicações de internautas como pauta de seus noticiários, os jornalistas dão um novo significado à referida mensagem, cristalizando assim um processo de circulação. Diante disso, o presente artigo quer saber se isso acontece em sites do Amapá. E se ocorre, o que levou uma repercussão na rede social a virar notícia. Foram examinadas reportagens do primeiro semestre de 2017 publicadas no G1 Amapá e SelesNafes.com, a partir de análise de conteúdo, de acordo com os critérios de noticiabilidade definidos por Galtung e Ruge (1965). Constatou-se que para virar notícia, uma publicação no Facebook deve atender a cinco dos 12 critérios estabelecidos pelos referidos autores: amplitude, imprevisão, relevância, personificação e humanização.

Biografia do Autor

Abinoan Santiago dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Jornalista, graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisa o jornalismo na Amazônia e suas variáveis.

Larissa Cantuária Lucena, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) e mestranda em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com bolsa Capes. 

Ivan Bomfim

Professor do Departamento de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (GEMIDI). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: ivanbp17@gmal.com.

Downloads

Publicado

2019-08-08