Crise política e redes sociais nas eleições de 2016: estudo de caso sobre o uso de Facebook por uma candidatura em Fortaleza (CE)
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v19n01.p31-43Resumen
O artigo analisa o fenômeno de rejeição aos “políticos tradicionais” nas eleições brasileiras de 2016 a partir de um estudo de caso, o do candidato mais bem votado à vereador de Fortaleza Célio Studart, cuja campanha se baseou no uso das redes sociais e na mobilização de supostos “novos valores” da política. Estabeleceu-se como hipótese que os valores mobilizados pelo candidato não são diferentes dos usuais na política e muito menos exógenos ao campo. Como recurso metodológico, a pesquisa recorreu à análise qualitativa de conteúdo das postagens feita pelo candidato no Facebook durante sua campanha recorrendo a um conjunto de dez categorias já identificadas em pesquisas sobre o uso de redes sociais em campanhas eleitorais brasileiras. Concluiu-se que o candidato incorporou o habitus político se acercando dos saberes e das capacidades exigidas pelo campoDescargas
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