A participação coletiva nas mídias sociais e o compartilhamento de conteúdo midiático em Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGC)

Autores

  • Rita de Cássia Romeiro Paulino Universidade Federal de Santa Catarina - Curso de Jornalismo

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n01.p%25p

Palavras-chave:

Sistemas de Gestão de Conteúdo, internet, colaboração, jornalismo online, comunicação

Resumo

A participação coletiva nas redes sociais e as diversas ferramentas de mídias sociais, fazem com que os Sistema de Gestão de Conteúdo (SGC), se configurem como centralizadores de conteúdos postados em diversas mídias sociais. Nesse caso a base de dados que comporta os conteúdos de um site ou portal, deixa de ser um repositório exclusivo, e dá lugar ao acesso compartilhado de outras bases. É nesse contexto que as características preponderantes da participação coletiva, são a autonomia de publicação, uso dos recursos locais e participação dos usuários na criação de conteúdos. Um novo paradigma se apresenta no processo de comunicação online, o jornalismo participativo, facilitado pelas tecnologias e recursos de compartilhamento das mídias sociais e dos recursos dos SGC.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina - Curso de Jornalismo

Rita de Cássia Romeiro Paulino concluiu o doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atualmente é Professora do curso de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR), docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, nas disciplinas WebDesign e Editoração Eletrônica e tem experiência profissional como WebDesign Master. Atua na área de Design e Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual com inscrição estadual na área de Jornalismo (SC00365-DG) como Diagramadora. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: webdesign, internet, jornalismo, gestão de conteúdo, comunidades virtuais, gestão do conhecimento, design gráfico e comunicação

Downloads

Publicado

2013-08-07

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA