Mini@aturas de um corpo semiósico em ambiente digital: a ciberdança em(na) rede

Autores

  • Cristiane do Rocio Wosniak Universidade Tuiuti do Paraná (Doutoranda); Universidade Federal do Paraná (Coordenadora Acadêmica Unidade Dança); Faculdade de Artes do Paraná (docente)

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n02.p%25p

Palavras-chave:

comunicação, ciberdança, ambiente digital

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão ancorada nos pressupostos semióticos de Charles Sanders Peirce, acerca dos processos, poéticas e estéticas em arte digital, na proposição da signagem ciberdança. Neste percurso investigativo, abordam-se as mudanças de percepção do corpo pós-humano-moderno, imbricado em formas próprias de (midi)ações e contaminado com as instâncias tecnoestéticas das signagens híbridas na contemporaneidade. Como corpus de análise, a obra Mini@atures do criador francês Didier Mulleras será cotejada por meio das teorias e conceitos propostos pelos autores Lev Manovich, Lúcia Santaella, André Parente e Denise Azevedo Duarte Guimarães. Adota-se como argumento o fato de que o corpo (des)referencializado no medium digital encontra-se aberto à instauração de inusitadas significações e causando impacto na comunicação social.

Biografia do Autor

Cristiane do Rocio Wosniak, Universidade Tuiuti do Paraná (Doutoranda); Universidade Federal do Paraná (Coordenadora Acadêmica Unidade Dança); Faculdade de Artes do Paraná (docente)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Linguagens (linha de pesquisa: Estudos de Cinema e Audiovisual) da Universidade Tuiuti do Paraná. Mestra pelo mesmo programa, na linha de pesquisa: Cibermídia e Meios Digitais. Membro do GP Imagem e Contemporaneidade (UTP) e vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Artes (FAP). Coordenadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná e Coordenadora Acadêmica da Unidade Dança da UFPR. 

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Publicado

2013-12-24