Mudanças à vista: como Facebook e Twitter participam da rotina dos jornalistas de um meio impresso brasiliense

Autores/as

  • Luciana Carla Kwiatkoski Universidade de Brasília
  • Thaïs de Mendonça Jorge Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v12n02.p%25p

Palabras clave:

Jornalismo. Facebook. Twitter.

Resumen

O jornalismo, desde seu surgimento, passa por adaptações. As mudanças físicas nas redações jornalísticas, ocasionadas pelo avanço tecnológico dos suportes/meios, costumam ser drásticas e aparentes, envolvendo alterações na própria rotina produtiva, na cultura organizacional, nos profissionais e no produto final. Nos últimos anos, Facebook e Twitter - duas das mídias sociais que mais têm adeptos no Brasil - adentraram as redações de meios de comunicação, passando a ser ferramentas de uso comum no jornalismo, e este processo parece estar exigindo mais adaptações. O presente artigo propõe uma discussão sobre o uso dessas mídias pelos jornalistas e sobre as transformações no modo de produção da notícia e sobre algumas das possíveis consequências para o jornalismo. Dados preliminares de pesquisa realizada no jornal Correio Braziliense, envolvendo 25 profissionais em seu trabalho na redação ou fora dela, apontam para a inserção do Facebook e do Twitter no dia a dia dos jornalistas.

Biografía del autor/a

Luciana Carla Kwiatkoski, Universidade de Brasília

Jornalista, mestranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Thaïs de Mendonça Jorge, Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília, estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), docente da Faculdade de Comunicação da UnB. 

Publicado

2013-12-24