Mídia, Cotidiano e Infância: que apropriações crianças em contextos populares fazem em seu dia a dia para a construção de suas visões de mundo e relações afetivas.

Autores

  • Jacqueline Sobral PUC-Rio e ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n01.p%25p

Palavras-chave:

Mídia, infância, estudos de recepção

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as relações afetivas e representações de amor que crianças moradoras de uma comunidade na zona oeste de São Paulo constroem a partir da mídia e de seu cotidiano, contestando uma perspectiva funcionalista de causa e efeito, que percebe a criança como um "ser passivo". Os depoimentos foram colhidos durante um estudo de recepção de orientação etnográfica, realizado com base em paradigmas que percebem a criança como sujeito, ainda que em formação, que não só é influenciada pelo mundo adulto, mas também dialoga, influencia, constrói significados próprios e produz sua própria cultura.

Biografia do Autor

Jacqueline Sobral, PUC-Rio e ESPM-SP

É jornalista, Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP, professora de comunicação, marketing e jornalismo do IBMR e Unicarioca, e professora convidada da FGV e dos cursos online do IBMEC.

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Publicado

2015-08-14