Agenda política e midiática: última semana de cobertura eleitoral e a opinião pública no radiojornalismo do interior

Autores/as

  • LUÃN JOSÉ CHAGAS Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Carlos Willians Jaques MORAIS Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n01.p%25p

Palabras clave:

agendamento, esfera pública, radiojornalismo

Resumen

O debate sobre o agendamento entre o campo político, a mídia e os impactos disso na Opinião Pública e na Esfera Pública é um dos objetivos do paper com base em discussões realizadas por McCombs (2009), Lippman (2008) e Habermas (2003). Os dados sobre o agendamento são oriundos de três programas das emissoras de radiodifusão, que foram ao ar na última semana de eleições em Guarapuava, região central do Paraná. Foram coletados áudios dos dias 29 e 30 de setembro, e 1 e 2 de outubro de 2014, momento eleitoral que envolve a disputa para os governos federal e estadual, além de vagas no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. 

Biografía del autor/a

LUÃN JOSÉ CHAGAS, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Jornalista, graduado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e estudante do Programa de Pós Graduação em Jornalismo, nível de mestrado na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente desenvolve a pesquisa “Esfera Pública e Jornalismo: A Cobertura no Primeiro Turno das Eleições de 2014 pelas emissoras de radiodifusão de Guarapuava” na linha de pesquisa em Processos Jornalísticos e Práticas Sociais. Jornalista da Central Cultura de Comunicação, desde 2011 trabalha na produção de reportagens para as rádios Cultura AM 560 e 93 FM. 

Carlos Willians Jaques MORAIS, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003) e formação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (1999). É Mestre em Educação (Filosofia da Educação) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília-SP. É Doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Programa de Pós-graduação em Jornalismo (Mestrado), atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, comunicação, formação, conhecimento, ética, Kant e Habermas.

Publicado

2015-08-14

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA