O princípio da Teoria da Agência em movimentos ciberativistas
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25pPalabras clave:
Comunicação, Teoria da Agência, Ciberativismo.Resumen
Analisar o processo histórico no que tange a constituição de movimentos sociais é analisar a forma de organização humana e de comunicação neles existentes. O objetivo deste estudo é mostrar que perspectivas recentes de organização humana dadas através de redes de internet, mesmo em redes sociais virtuais (RSVs), também cabem em análises já consolidadas, como é o caso da teoria da agência descrita por Sztompka (2005). Trata-se de um estudo qualitativo, predominantemente teórico. Como resultado deste ensaio, destaca-se que em qualquer mobilização social existe uma essência comum que está por detrás de sua organização, inclusive naquelas ciberativistas: o agente humano, que por sua vez, unido a demais agentes, podem buscar mudanças sociais.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.