O princípio da Teoria da Agência em movimentos ciberativistas

Autores/as

  • Rubens Staloch Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Clóvis Reis Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v14n02.p%25p

Palabras clave:

Comunicação, Teoria da Agência, Ciberativismo.

Resumen

Analisar o processo histórico no que tange a constituição de movimentos sociais é analisar a forma de organização humana e de comunicação neles existentes. O objetivo deste estudo é mostrar que perspectivas recentes de organização humana dadas através de redes de internet, mesmo em redes sociais virtuais (RSVs), também cabem em análises já consolidadas, como é o caso da teoria da agência descrita por Sztompka (2005). Trata-se de um estudo qualitativo, predominantemente teórico. Como resultado deste ensaio, destaca-se que em qualquer mobilização social existe uma essência comum que está por detrás de sua organização, inclusive naquelas ciberativistas: o agente humano, que por sua vez, unido a demais agentes, podem buscar mudanças sociais. 

Biografía del autor/a

Rubens Staloch, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI. Professor Universitário na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/CEAVI.

Clóvis Reis, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Comunicação (Universidad de Navarra - Espanha), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Publicado

2016-02-12

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA