Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber

Autores

  • Camyla da Silva Oliveira Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Renata Prado Alves Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n02.p%25p

Palavras-chave:

celebridade, fandom, novas mídias

Resumo

Este artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo.

Biografia do Autor

Camyla da Silva Oliveira, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Bacharel em Comunicação

Renata Prado Alves Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação (UFJF). Professora de Mídias Digitais do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

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Publicado

2016-09-28

Edição

Seção

DOSSIÊ