Cultura da celebridade, fãs e a nova mídia: um estudo sobre a promoção da imagem e trabalho de Justin Bieber
DOI:
https://doi.org/10.14210/vd.v15n02.p%25pPalavras-chave:
celebridade, fandom, novas mídiasResumo
Este artigo se propõe a analisar as dinâmicas de comunicação entre Justin Bieber e seus seguidores na web, buscando compreender as formas de promoção da imagem e trabalhos do artista nas novas mídias. Nos métodos de pesquisa se destacam a netnografia das redes de fãs e análise de conteúdo para as mensagens dos canais de comunicação oficiais, além das trocas de informação entre membros do fandom. Os resultados apontam para as novas mídias como plataforma dinâmica para divulgação de informações não apenas através de canais oficiais da celebridade, mas especialmente por meio do compartilhamento e apropriação de conteúdos de fãs para fãs, que utilizam a web para criação, publicação e disseminação de mensagens, alimentando a expectativa de se comunicarem diretamente com seu ídolo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Vozes e Diálogo estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.