Perspectiva metodológica para análise do discurso verbal, de sinais e imagético em telejornais universitários voltados à acessibilidade

Autores

  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Roos Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n01.p%25p

Resumo

O telejornalismo vem sofrendo transformações através da massificação da web, dos novos paradigmas técnicos e dos formatos do jornalismo na TV, além da construção e do papel do telejornalismo universitário. O telejornal universitário, na atualidade, tem se reconfigurado para abranger públicos amplos e diversos. A democratização da informação é uma oportunidade para as produções do telejornalismo universitário, que antes ficavam restritas à sala de aula e que agora podem ser vistas por pessoas no mundo inteiro. Diante disso, o presente artigo propõe a apresentação de um esboço metodológico para análise dos discursos verbal, de sinais e imagético de telejornais universitários voltados à acessibilidade, mais especificamente aos que incluem a Linguagem Brasileira de Sinais.

Biografia do Autor

Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria; mestre em Comunicação e Informação pela Universidade do Rio Grande do Sul; doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; docente da Universidade Federal de Pelotas.

Roberta Roos, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo. Graduada em Jornalismo e Radialismo e Televisão. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Doutoranda em Comunicação na UFSM.

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Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA