“Que coisa é essa?”: reflexões sobre a materialidade nos estudos sobre fãs e objetos

Autores/as

  • Giovana Santana Carlos Doutoranda em Comunicação pela Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n01.p%25p

Palabras clave:

fandom, objetos, materialidades

Resumen

Este artigo busca apresentar algumas possibilidades teóricas para abordar os objetos em pesquisas sobre fãs questionando a materialidade desses objetos. Primeiramente apresentamos o viés psicanalítico dos objetos transicionais recorrente nos estudos de fãs, para depois nos concentramos na cultura material, em duas abordagens: na produção, pelo viés do materialismo histórico e, no consumo, pelo viés antropológico. Por fim, a ênfase é dada para as materialidades da comunicação. Enquanto foram encontrados vários estudos sobre fãs baseados nas duas primeiras perspectivas, devido à escassez da terceira, exemplificamo-la através do mangá e o fandom de cultura pop japonesa no Brasil.

Publicado

2016-09-08