Fanfictions e telenovela: ficção seriada televisiva na cultura participativa

Autores

  • Wesley Pereira Grijó Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen Departamento de Ciências da Comunicação Núcleo de Audiovisual, Imagens técnicas e Práticas socioculturais (CNPq/UFSM).
  • Gabriel Masarro Araújo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v15n02.p%25p

Palavras-chave:

Telenovela, Fanfictions, Cultura participativa.

Resumo

O presente artigo aborda a ficção seriada a partir da produção de fanfictions no cenário brasileiro, tendo como objeto empírico as narrativas derivadas da telenovela Império (Rede Globo, 2014). Assim, a partir da noção de cultura participativa, os dados foram coletados em comunidade online dedicada a fanfictions por meio de abordagem qualitativa, utilizando as pesquisas do tipo bibliográfica, documental e exploratória. Efetivamente, a análise foi realizada em 30 narrativas elaboradas pelos fãs. Observa-se que esses conteúdos são não apenas compartilhados, mas também discutidos, contestados, elogiados e reelaborados em forma de outras histórias. 

Biografia do Autor

Wesley Pereira Grijó, Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen Departamento de Ciências da Comunicação Núcleo de Audiovisual, Imagens técnicas e Práticas socioculturais (CNPq/UFSM).

Professor adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. Coordenador do Núcleo de Audiovisual, Imagens técnicas e Práticas socioculturais (CNPq/UFSM).  Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Comunicação, Cultura e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás; Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão; Integrante do Grupo de pesquisa Comunicação e práticas culturais; Integrante do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel).

Gabriel Masarro Araújo, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. Bolsista Fipe/UFSM 2016. Membro do Núcleo de Audiovisual, Imagens técnicas e Práticas socioculturais (CNPq/UFSM).

Downloads

Publicado

2016-09-28

Edição

Seção

DOSSIÊ