O cotidiano e o extra-ordinário: duplo fluxo fotográfico

Autores/as

  • Iury Parente Aragao Umesp

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n01.p%25p

Resumen

O texto é uma discussão sobre a capacidade que a fotografia tem de transformar momentos cotidianos em imagens extraordinárias e de também agir no sentido de apaziguar situações e imaginários que escapam da ordem da vida cotidiana. As observações consistiram em entender o método fotográfico de Henri Cartier-Bresson e de buscar notícias e fotografias sobre algumas catástrofes. Para a discussão se fez válida a utilização de ideias de Roland Barthes, Franco Moretti, Susan Sontag, Pierre Assouline, Henri Cartier-Bresson, Marcos Paulo da Silva e Jo Groebel. Foi observado que a fotografia age em dois fluxos, sensibilizando e/ou insensibilizando os leitores das imagens.

Biografía del autor/a

Iury Parente Aragao, Umesp

Doutorando em Comunicação Social pela UMESP. Bolsista Capes. Doutorado sanduíche (PDSE-Capes) no CIESPAL (Quito, Equador). Bacharelado em Jornalismo pelo CEUT e licenciatura em Educação Física pela UFPI. E-mail: iparagao@yahoo.com.br.

Publicado

2017-03-08

Número

Sección

ARTIGOS E RELATOS DE PESQUISA