É verdade porque eu digo que é: análise do discurso editorial de periódico cascavelense

Autores

  • Juliana de Sá França Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14210/vd.v16n01.p%25p

Palavras-chave:

editorial, argumento de autoridade, discurso

Resumo

O editorial é um dos gêneros mais populares do Jornalismo. Ele atua como reflexo do consenso de opiniões que constituem a empresa jornalística e figura como um indicador, que busca pautar a opinião pública ao destinar-se à coletividade. Em outras palavras, o objetivo do editorial é persuadir o leitor a compactuar com o mesmo posicionamento assumido pela imprensa diante de um acontecimento. Nesse processo argumentativo, o discurso editorial constitui-se a partir de um mosaico de ideologias e discursos das instituições e pessoas que se ligam a dinâmica de influência da empresa comunicativa. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar como se dá a composição argumentativa de dois editoriais do periódico cascavelense Gazeta do Paraná. A análise baseia-se nos estudos de autores, como Koch (2000, 2004), Charaudeau (2006), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Breton (1999), Melo (2003) e Rossi (2000).

Biografia do Autor

Juliana de Sá França, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda, Mestra e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bacharela em Jornalismo pela Universidade Paranaense. Professora efetiva da graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (campus Marechal C. Rondon). E-mail: julianadesa@gmail.com.

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Publicado

2017-03-08

Edição

Seção

DOSSIÊ