Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14210/jcthink.v2.n1.p36

Palabras clave:

Pensamento Computacional Desplugado, Computação na Escola, Avaliação, Educação Primária

Resumen

O Pensamento Computacional (PC) vem gerando um novo foco educacional nas escolas mundiais como um conjunto de conhecimentos e habilidades para a solução de problemas. Entretanto, não há um consenso de metodologia de ensino e disponibilidade de material para atender às expectativas dos professores. Para verificar a eficácia de aulas de Pensamento Computacional Desplugado, foi realizada uma avaliação de estudantes da educação primária espanhola com uma abordagem Quase-Experimental no intuito de beneficiar crianças em regiões/escolas onde não há dispositivos eletrônicos, Internet e até mesmo energia elétrica. Os resultados apresentaram relevância estatística comprovando melhoria significativa no desempenho dos estudantes que tiveram atividades de PC Desplugado.

Publicado

2018-11-21

Número

Sección

Invited Papers