A Systematic Literature Review on relationships between Computational Thinking and Mathematics

Autores

  • Thiago Schumacher Barcelos IFSP
  • Roberto Muñoz Universidade de Valparaíso
  • Rodolfo Villarroel Pontificia Universidad de Valparaíso
  • Ismar Frango Silveira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.14210/jcthink.v2.n1.p23

Palavras-chave:

Computational thinking, Mathematics, Systematic Literature Review

Resumo

Uma melhor compreensão das relações entre o Pensamento Computacional e disciplinas já presentes no currículo da educação básica pode contribuir para a identificação de possíveis benefícios educacionais. Dessa forma, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), incluindo 59 estudos publicados em língua inglesa entre 2006 e 2015 que apresentam atividades didáticas desenvolvendo o Pensamento Computacional e competências, habilidades ou conteúdos da Matemática. Vários tópicos matemáticos são desenvolvidos, com predominância da Álgebra, Cálculo e habilidades cognitivas de alto nível. Verifica-se ainda, nos últimos dois anos, um aumento do desenvolvimento de experiências na educação básica e um maior rigor metodológico na avaliação dos efeitos de aprendizagem. Por outro lado, se apresenta uma carência de estudos relacionados à Modelagem Matemática e à formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos Convidados