Metodologia baseada em sala de Aula invertida e Resolução de Problemas relacionado ao cotidiano dos estudantes: uma proposta para ensinar programação para iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.14210/ijcthink.v1.n1.p52Palavras-chave:
Ensino de Programação para Iniciantes, Sala de Aula Invertida, Resolução de Problemas, MetodologiaResumo
INTRODUÇÃO: Este artigo apresenta uma metodologia para apoiar o ensino de programação para iniciantes baseada na abordagem de Sala de Aula Invertida e na resolução de problemas. OBJETIVOS: Auxiliar na permanecia dos estudantes iniciantes em programação e evitar o abandono na disciplina. METODOLOGIA: Buscou-se criar alternativas para ampliar o espaço de encontros presenciais com a criação de uma sala de aula virtual e uso de enunciados de exercícios que nos permitissem aproximar dos interesses dos estudantes por meio de situações ancoradas nos seus hábitos de lazer. RESULTADOS: Discute-se a questão dos desafios e possibilidades da integração de múltiplos espaços e ferramentas existentes na Internet, a questão da motivação para realizar as tarefas a partir da oferta de exercícios que estejam relacionados ao cotidiano dos estudantes.
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