DIFERENCIAÇÃO GENÉTICA DE ESTOQUES NATURAIS E CULTIVO DO MEXILHÃO Perna perna EM SANTA CATARINA.
DOI:
https://doi.org/10.14210/bjast.v8n1.p55-63Resumo
O objetivo do presente trabalho foi de analisar geneticamente estoques naturais e de cultivo do molusco de maior importância econômica de Santa Catarina (Sul do Brasil), o mexilhão Perna perna. Dois locais foram escolhidos para a coleta de bancos naturais e para a instalação de cordas experimentais a partir de sementes obtidas do cultivo local. As cordas experimentais foram mantidas durante quatro meses para avaliação do crescimento dos mexilhões dos diferentes cultivos. O DNA foi extraído pelo método chelex-proteinase-k de músculo adutor e amplificado pela reação em cadeia da polimerase (PCR) utilizando oligonucleotídeos iniciadores (primers) para o microsatélite PMS-1. A separação dos produtos de PCR foi realizada num gel desnaturante de poliacrilamida 6%, os quais foram revelados com coloração de nitrato de prata. O loco nuclear obtido não mostrou diferenças significativas entre os estoques. De acordo com este loco, em Penha, os mexilhões cultivados não diferem geneticamente do estoque natural. No entanto, em Canto Grande estes diferem dos mexilhões do ambiente natural. Os tamanhos médios atingidos nas cordas experimentais e aqueles obtidos de indivíduos do ambiente natural foram maiores em Canto Grande que em Penha. As amostras de Canto Grande também mostraram provir de uma população que se afasta do equilíbrio de Hardy-Weinberg, devido a uma deficiência de heterozigotos. A distinção genética dos mexilhões cultivados de Canto Grande sugere que sementes de outras localidades podem ter sido usadas ocasionalmente pelos miticultores para a implementação de cordas de cultivo.Downloads
Publicado
2010-11-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.