A GASTRONOMIA E AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO

Autores

  • Camila Bizinelli
  • Franciele Cristina Manosso

DOI:

https://doi.org/10.14210/at.v2n3.p01-25

Palavras-chave:

Indicação Geográfica. Produto Local. Gastronomia. Marketing.

Resumo

Cidades, estados e até mesmo regiões vêm se destacando na comercialização e produção de seus produtos e serviços, sendo que a qualidade e a tradição destes estão sendo atribuídas a sua origem. Neste contexto, surgem as Indicações Geográficas (IG), concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. Tais são trabalhadas como um fator relevante para a proteção, bem como, para a diferenciação dos produtos ou serviços de uma determinada localidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as indicações geográficas estão sendo utilizadas para o fortalecimento da divulgação dos territórios, desde uma perspectiva gastronômica. Para tal, a metodologia de pesquisa baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como foco central os websites governamentais. Ao que se refere aos resultados da pesquisa, pode-se verificar que um número relevante de indicações geográficas não está sendo divulgado nos sites pertencentes aos municípios, estados e secretarias de turismo correspondentes; sendo assim, destaca-se que o número de sites próprios e presença nas redes sociais são mais significativos.

Publicado

2017-11-29

Edição

Seção

Artigos