A GASTRONOMIA E AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.14210/at.v2n3.p01-25Keywords:
Indicação Geográfica. Produto Local. Gastronomia. Marketing.Abstract
Cidades, estados e até mesmo regiões vêm se destacando na comercialização e produção de seus produtos e serviços, sendo que a qualidade e a tradição destes estão sendo atribuídas a sua origem. Neste contexto, surgem as Indicações Geográficas (IG), concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. Tais são trabalhadas como um fator relevante para a proteção, bem como, para a diferenciação dos produtos ou serviços de uma determinada localidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as indicações geográficas estão sendo utilizadas para o fortalecimento da divulgação dos territórios, desde uma perspectiva gastronômica. Para tal, a metodologia de pesquisa baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como foco central os websites governamentais. Ao que se refere aos resultados da pesquisa, pode-se verificar que um número relevante de indicações geográficas não está sendo divulgado nos sites pertencentes aos municípios, estados e secretarias de turismo correspondentes; sendo assim, destaca-se que o número de sites próprios e presença nas redes sociais são mais significativos.Downloads
Published
Issue
Section
License
In this term of responsibility I (we) certify the participation in the drafting of the attached article, thereby making public my (our) responsibility for its content. I (we) declare not omitting any connections or financing agreements between I (we) and entities and / or institutions that may have an interest in the publication of this article. I (we) certify that the article is original and that the work, in whole or in part, or any other work with content substantially similar to my (our) authorship, in any other format (printed or electronic), was not sent to another journal and will not be sent while is being considered by the Applied Tourism. In this consent form, the authors give permission to the journal, in the case of approval by the Editorial Board, for the publication of the attached article in hard copy and/or electronic form, in a regular edition of the journal.