INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS PARA ANGOLA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores

  • Tiago Grégoire de Souza Pinheiro Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM)
  • Felipe Mendes Borini Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Rafael Morais Pereira Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n1.p081-096

Palavras-chave:

Internacionalização de empresas. Vantagens competitivas da firma (FSA). Estado.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar se as empresas brasileiras que estão indo explorar vazios institucionais em Angola estão sendo apoiadas pelo Estado. Foram adotadas as perspectivas teóricas relacionadas às temáticas de vazios institucionais, de vantagens específicas da firma (FSA) e o papel do Estado na internacionalização de empresas. A amostra do estudo foi composta de entrevistas com 12 especialistas das relações Brasil-Angola. Os resultados da investigação apontam que as empresas brasileiras que foram para Angola possuíam vantagens competitivas bem definidas e, em sua maioria, foram para o país africano visando explorar os vazios institucionais locais. Entretanto, na percepção dos atores envolvidos, as empresas brasileiras que estão indo explorar vazios institucionais, se valendo das suas vantagens competitivas, não foram apoiadas eficientemente pelo Estado brasileiro. Os achados também indicam que, para ter sucesso nos negócios em Angola, é fundamental construir parcerias com agentes locais como empresários e, sobretudo, o governo.

Biografia do Autor

Tiago Grégoire de Souza Pinheiro, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM)

Mestre em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) Bacharel em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP)

Felipe Mendes Borini, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM. Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na área de Administração Geral. Co-Editor da Revista RAI - Revista de Administração e Inovação. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) (2008). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2004) e graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Rafael Morais Pereira, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Mestrando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

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Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigo