NÍVEL DE IMPLANTAÇÃO E ALCANCE DAS PRÁTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM BASE TECNOLÓGICA E FUNCIONAL DE ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Juliana de Cássia Bento UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar , Brasil;
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cuz Urpia UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar, ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Inovação e Tecnologia, Brasil.
  • Flávio Bortolozzi UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar; ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Inovação e Tecnologia Brasil
  • Ely Mitie Massuda UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar, ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Inovação e Tecnologia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v24n2.p243-257

Palavras-chave:

Organizações educacionais. Diagnóstico de gestão do conhecimento. Práticas de gestão do conhecimento.

Resumo

Este estudo analisou as práticas de gestão do conhecimento relacionadas à base tecnológica e funcional em instituição de ensino superior privada. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida nos níveis exploratório e descritivo com abordagem quantitativa, cuja estratégia de pesquisa foi o estudo de caso único. O instrumento de coleta dos dados foi o questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que identifica o nível de implantação e o grau de alcance das práticas da gestão do conhecimento nas instituições. Foi aplicado em dezessete coordenadores de cursos de graduação na modalidade de educação a distância de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os resultados indicam que tanto o estágio de implantação como o nível de alcance das práticas relacionadas à base tecnológica e funcional na organização pesquisada são ainda incipientes. Conclui-se que a IES está em nível de maturidade baixo quanto à integração da Gestão do Conhecimento em suas atividades relacionadas à base tecnológica e funcional, o que prejudica a obtenção de vantagens competitivas.

Biografia do Autor

Juliana de Cássia Bento, UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar , Brasil;

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Unicesumar, Maringá-PR

Arthur Gualberto Bacelar da Cuz Urpia, UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar, ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Inovação e Tecnologia, Brasil.

Doutor em Economia; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações

Flávio Bortolozzi, UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar; ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Inovação e Tecnologia Brasil

Doutor em Engenharia de Sistemas Informática; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações e do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde.

Ely Mitie Massuda, UniCesumar - Universidade Centro Universitário Cesumar, ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Inovação e Tecnologia, Brasil.

Doutora em História Econômica; Docente permanente do Programa de Gestão do Conhecimento nas Organizações e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde.

Downloads

Publicado

2017-08-11

Edição

Seção

Artigo