A FASE DE PRÉ-INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO AO INTERCAMBISTA (PAI) E OS ENTRAVES À SUA OBJETIVAÇÃO

Autores

  • Italo Cavalcante Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Barbara Sampaio de Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Bruno de Souza Lessa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Augusto Cezar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14210/alcance.v25n3(Set/Dez).p315-329

Palavras-chave:

Teoria Institucional, Internacionalização, Estudantes.

Resumo

O Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) é pertencente à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem o objetivo de ajudar e guiar estudantes de mobilidade acadêmica internacional na UFC nos seus primeiros momentos em Fortaleza, fornecendo apoio e incentivando trocas de experiências entre os acadêmicos estrangeiros e os da UFC. O presente estudo tem o objetivo de analisar os fatores que configuram o programa na fase de pré-institucionalização. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa. Quanto aos fins, esta pesquisa é descritiva e quanto aos meios é documental e um estudo de caso sobre o PAI. Já a apreciação dos dados coletados foi feita por meio da análise de conteúdo. A pesquisa contribui com aprofundamento do processo de institucionalização do suporte ao estudante estrangeiro em uma universidade brasileira, temática pouco difundida e explorada em pesquisas nacionais até então. Concluiu-se que houve uma evolução dos fatores que determinaram a fase de pré-institucionalização do programa; percebeu-se que um dos principais fatores que causa entraves à fase de objetivação dele é a falta de uma estrutura física e constatou-se que um dos fatores que coadjuva à fase de objetivação é o monitoramento por meio da comparação com o suporte aos estudantes estrangeiros feito por outras universidades brasileiras ou estrangeiras. Como limitações da pesquisa, identifica-se o número de entrevistados e sugere-se que sejam abordadas as perceptivas dos professores, dos servidores e dos gestores em pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Italo Cavalcante Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará. Foi o iniciador e atua como coordenador de atividades do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI) da Universidade Federal do Ceará. É proficiente na língua inglesa, possuindo certificação TOEFL IBT e TOEFL ITP. Foi bolsista do programa EUBRANEX na Universidade Técnica de Munique. Interessa-se pelos temas: Internacionalização, Competências Interculturais, Institucionalização, Suporte a estudantes estrangeiros e brasileiros. Tem experiência na área de Administração, Internacionalização, Tradução e Competências Interculturais.

Barbara Sampaio de Menezes, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Área de Concentração: Gestão Organizacional - Linha de Pesquisa: Organizações, Estratégia e Sustentabilidade. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica e Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Tem interesse na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Inovação, Marketing, Economia Criativa e Empreendedorismo.

Bruno de Souza Lessa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS). Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará. Atua desde 2003 como professor de Inglês, possuindo também experiência no ensino de História. Tem experiência em vários níveis da Educação Básica, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Foi coordenador-bolsista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), coordenou turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em assentamentos localizados em cinco diferentes municípios no Ceará. É proficiente na língua inglesa, possuindo certificações como TOEFL, TOEIC, Cambridge-ESOL, BULATS, IELTS e ECPE-Michigan. Interessa-se pelos temas: Empreendedorismo (Social), Inovação (Social), Educação, Sustentabilidade, Economia Solidária, Gestão Pública.

Augusto Cezar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado II da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC), principalmente nos campos dos estudos organizacionais e da gestao de pessoas.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Professor associado Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC). Atualmente é vice- diretor da FEAAC/UFC . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, economia criativa, controladoria e gestão .

Downloads

Publicado

2019-02-28

Edição

Seção

Artigo